HERÁCLES, ou a HIDRA friccionado em ÉDIPO REI





HERÁCLES,  ou a HIDRA  friccionado em ÉDIPO REI

procedimento de Wilson Julião

PRIMEIRA ETAPA – Composição, registro e a busca do ego de um semi-deus
O elenco chegará e será convidado a se paramentar/enfeitar com  fitas de isolamento para um “ensaio fotográfico bruto”.
Mariana será a fotógrafa e tem por objetivo encher o ego dos modelos, com inúmeros elogios e palavras de encorajamento. Alexandre, Fernanda e Anna, saberão dos objetivos e serão convidados à também elogiar e “mimar” os modelos.






SEGUNDA ETAPA – Transporte, fábula e violência.
Ao final da primeira etapa, o elenco é informado que farão uma saída e que podem manter os paramentos ou não, mas que NECESSARIAMENTE, terão os olhos vendados com as fitas e que não deverão tirar-las durante todo o percurso.  São informados que serão conduzidos até o carro1.
Secretamente, o carro 2,  sairá junto com o carro 1 e o acompanhará durante o percurso. É aconselhável que o elenco pense que os demais ficarão no GAG.
No carro 1, o elenco ouve versões resumidas e pops da fábula de Édipo.
O carro 2 acompanha o carro 1 até uma rua mais pacata.
Carro 1 sinaliza com pistas acesos e carro 2 emparelha com carro 1 e buzina forte. Trava-se uma discussão de trânsito, regada à buzinadas.
Terminada a discussão, carro 1 sai, cantando pneus. Carro 2 acompanha, discreto.
Comboio chega numa praça.

TERCEIRA ETAPA
O elenco é convidado a explorar por alguns minutos a praça. A equipe devem colaborar para que os vendados não se machuquem. Exploração de caminhos, árvores, limites, topografia, arquitetura, cheiros, etc. TUDO NO MAIS ABSOLUTO SILÊNCIO. Os integrantes do carro 2 estão lá, mas não serão percebidos pelo elenco...

QUARTA ETAPA
No carro 1, em retorno, a pergunta:
“No texto do Muller, O Herácles está na batalha e ainda não percebeu.  E na vida de vocês, qual o equivalente?  Quando vcs estiveram já dentro da batalha e só o perceberam bem depois??”
O procedimento é gravado em áudio sem a percepção dos vendados.

QUINTA ETAPA
Retorno ao GAG. Chegada dos  vendados até sala, entrega de 03 folhas grandes de papel em branco, mais canetas diversas:
Folha 1: Desenhar/registrar a impressão da “floresta” visitada, inclusive os trajetos de ida e volta.
Folha 2: desenhar/registrar o fato rememorado, o quando” estiveram na batalha e não se deram conta.”
Folha 3: criação de uma PERGUNTA-MANTRA a partir da experiência vivida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário